O caminho das pedras... Esse foi o primeiro pensamento que me ocorreu quando li o texto "Software livre e Educação: uma relação em construção". Lembrei-me imediatamente da época em que trabalhava como professora da rede estadual da Bahia, na cidadezinha de Filadélfia, em que me foi dada a oportunidade de fazer cursos de "capacitação" (a professora Bonilla adoooora esse termo!) em software livre para assumir a coordenação do Laboratório de Informática recém implantado na escola onde eu trabalhava.
Lendo o texto e vendo os vídeos disponibilizados no Moodle, lembrei como foi desilusão para meus colegas quando ligaram os computadores e viram uma tela inicial desconhecida... e choveu reclamação!!! Os alunos, então, que pouco tinham contato com computadores, ficavam amedrontados e atônitos...
E o melhor em tudo é que basta você se dispor a explorar o sistema operacional e seus componentes que você percebe que não é um "bicho-de-sete-cabeças"! E lembrando de todos os comentários sobre a segurança do sistema operacional GNU LINUX por estar em constante atualização e por ter uma "rede" de colaboradores para isso, percebe-se mais ainda o quanto perdemos por simples adoção de convenções, por falta de análise.
A novidade da aula ficou por conta de todo o conhecimento debatido e absorvido sobre sotware livre, pago ou gratuito, sem licença ou quebrando-se a rede ao aplicar uma licença, ganhos e perdas no universo dos softwares livres e proprietários. E mais ainda: como só depende de uma boa política pública para que deixemos de ser lesados pelos softwares proprietários e deixemos de ser invisíveis por falta de incentivo à produção de tcnologia e de incentivo à aprendizagem de caminhos alternativos e das novidades informáticas/digitais que podem favorecer a todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário